Chapada dos Veadeiros

A Chapada dos Veadeiros é uma região de cerrado no nordeste do estado de Goiás abrangendo cinco municipios: Alto Paraíso, Cavalcante, Colinas do Sul, São João D'aliança e Teresina com área total de 15.267 km2 e uma população de 32.731 habitantes, ou seja, com uma densidade demográfica de 2,14 hab./km2. Abriga o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros, reconhecido como Patrimônio Natural Mundial pela UNESCO, e a Área de Proteção Ambiental de Pouso Alto onde se localiza o ponto mais alto do planalto central com 1676 metros de altitude e as nascentes mais altas da bacia do Rio Tocantins. Por ser uma das áreas de maior biodiversidade existentes no país a região também recebeu o título de Reserva da Biosfera Goyaz.

Conhecida por sua beleza natural e riqueza da fauna e flora que compõem sua biodiversidade. Nas trilhas entre serras e veredas são inúmeros os atrativos turísticos como rios, canyons, cachoeiras, águas termais, etc

Em sua história teve a passagem das Bandeiras no ciclo do Ouro, os remanescentes de quilombos chamados Kalungas, que vivem hoje em povoados como o Engenho e Vão do Moleque, da Comissão Cruz e da Coluna Prestes bem como o ciclo do cristal que resultou na criação do povoado de São Jorge.

A Chapada dos Veadeiros é um dos pontos do planeta que reflete a luz do sol com maior intensidade visto do espaço por suas formações de quartzo que compõem a geologia da região, a mais antiga do continente é uma das mais antigas da terra.

Nas ultimas décadas a região vem passando por grandes mudanças impulsionadas pelo desenvolvimento do turismo sustentável que atrai pessoas de todo o mundo e investimentos em pousadas, camping’s, restaurantes e serviços como o de condutores de visitantes (guia).


Como destino a Chapada dos Veadeiros também conta com um calendário de eventos e festas tradicionais, o Encontro de Culturas Tradicionais, o Festival de Música Instrumental, o Império, a Caçada da Rainha, Folias, Romarias, e muito mais.

 

Última atualização em Sáb, 09 de Julho de 2011 23:10